quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROCURADORIA PRETENDE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA IMPEDIR A CONTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE

O MP do Pará pretende caçar a licença que permite o início da contrução da úsina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). a avaliação do procurador Ubiratan Cazetta, não há base legal para o modelo de "licença de instalação específica" concedida pelo Ibama na quarta feira.
"Por mim, propunha a ação contra o Ibama amanhã porque entendemos que não existe instalação do canteiro. Mas ainda não tivemos acesso ao texto", disse o procurador. Para ele, a autorização para tirar o projeto do papel só deveria ser dada após o empreendedor cumprir todos os itens da lista de 40 condicionantes.
Cazetta diz que a preocupação maior do MPF é com o impacto social, já que mesmo antes do início das obras um grande número de pessoas se deslocam para Altamira, PA onde a educação e saúde já é caótica e tende a piorar.
A ùsina de Belo Monte será a terceira maior do mundo com capacidade para gerar 11.233 MV
(megawatts), atrás da chinesa Três Gargantas, com 22,5 mil MW, e da binacional Itaipu, com 14 mil MW.
O custo é estimado em até R$ 30 bilhões pela iniciativa privada --o governo estima em R$ 25 bilhões.
A primeira unidade geradora da hidrelétrica de Belo Monte deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015.
A Norte Energia venceu, em abril do ano passado, o leilão de geração promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a construção, operação e manutenção da Usina de Belo Monte. A operação e manutenção do empreendimento será realizada pela Eletronorte.
O presidente Lula fez um impenho muito grande em sua gestão para tentar desenvolver o norte e nordeste, para que os estados que habitam lá possam passar a ser auto sustentável, liberando o sul e sudeste da obrigação de gerar renda e alimentos para levar a essas regiões. O início foi dado com as criações das barragens . Gerar força e energia, é a matéria prima primordial para alavancar o desenvolvimento. Cabe agora a Presidenta DILMA dar prosseguimento a essas obras, porque só com auto suficiência entre os estados, o país finalmente prosperará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário